Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Infraordem: Furnariides
 Sibley, Ahlquist & Monroe, 1988
Parvordem: Thamnophilida
Família: Thamnophilidae
 Swainson, 1824
Subfamília: Thamnophilinae
 Swainson, 1824
Espécie: P. albifrons

Nome Científico

Pithys albifrons
(Linnaeus, 1766)

Nome em Inglês

White-plumed Antbird


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Papa-formiga-de-topete

O papa-formiga-de-topete é um Passeriforme da família Thamnophilidae.

Conhecido também como mãe-de-taoca-de-topete.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (grego) pithys = não explicado, mas pode ter origem em pitulos = um pequeno pássaro mencionado por Hesíquio de Alexandria ou apenas uma corruptela de Pipra (Linnaeus, 1764); e do (latim) albus = branco; e frons = fronte, testa. ⇒ Pequeno pássaro com testa branca. “White-faced Manakin” de Edwards (1764) (Pithys).

Características

Mede cerca de 11,5 cm a 12,5 cm de comprimento, pesa cerca de 18 a 23 g. O Papa-formiga-de-topete é uma espécie pequena com cauda curta. Os adultos possuem uma face preta ornamentada por belas plumas brancas faciais distintas, formando uma crista pontuda. Abaixo do queixo, possuem pequenos tufos de penas brancas e sobre os olhos uma sobrancelha branca. Esta espécie apresenta uma coloração castanha enferrujada no peito, barriga, e cauda, ​​e cinza escuro opaco no manto e asas. As pernas são de cor laranja brilhante, bem distintas. O bico e os olhos são escuros.
As aves jovens não têm a crista branca nem sobrancelha, em vez disto possuem a cabeça com uma coloração escura.
A vocalização se assemelha a um apito fino e claro = “um peeeew seguido de um som abafado churrrrrrr.”

ESPÉCIE SEM DIMORFISMO SEXUAL

Subespécies

Possui duas subespécies:

Alimentação

É extremamente especializado em alimentar-se dos insetos afugentados por formigas-de-correição, raramente permanecendo distante das mesmas. Em hábitats favoráveis normalmente é o representante mais numeroso da família junto às formigas-de-correição. Nestas ocasiões, empoleira-se a pouca altura em ramos verticais, freqüentemente indo até o chão para apanhar insetos afugentados, voltando rapidamente ao poleiro.

Reprodução

Foram encontrados ninhos entre os espinhos de pequenas palmeiras, a cerca de 40 cm de altura. Põe 2 ovos branco-rosados manchados de marrom.

Hábitos

Comum no sub-bosque de florestas úmidas de terra firme, sendo menos frequente em capoeiras altas. Vive em grupos de até uma dúzia ou mais.

Distribuição Geográfica

Presente na Amazônia brasileira apenas ao norte do Rio Amazonas e também nas Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador e Peru.

Referências

Galeria de Fotos